Jurista brasileiro, largamente reconhecido como um dos principais doutrinadores do Direito Administrativo e do Direito Municipal brasileiro, sendo autor de obras consideradas importantes nessas áreas.

Foi juiz da Comarca de São Carlos e professor universitário, em 1955, na Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Com base em suas aulas, escreveu os livros Legislação para engenheiros, arquitetos e urbanistas e Direito de construir, editado em 1961.



Defendeu a tese A Competência Estatal para o Planejamento Urbanístico em São Carlos, São Paulo, em 1960, que foi aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Urbanismo, realizado em Recife, em 1961.


Em 1967, já aposentado, elaborou um projeto de lei orgânica do município de São Paulo. A estrutura do projeto foi adotada pelo município e serviu de base para diversos outros municípios em todo o País. Recebeu diversas homenagens, tanto em vida quanto póstumas. Dentro da área da Justiça, foi considerado um dos Brasileiros do Século, em edição especial da revista Isto é.