Caixa de texto: Foto
Elementos: gfd

Jurista Comercialista, nascido em 1918, na cidade de Foz do Iguaçu. Diplomou-se Bacharel em Direito, na Faculdade da Universidade do Paraná.

 

No ano de 1940 restaurou o Departamento Jurídico da Associação Comercial, que dirigiu por um período de quinze anos, donde saiu agraciado com o título de Sócio Benemérito da referida instituição.

Depois da Segunda Guerra Mundial, ingressou no Magistério Superior, lecionando Economia Política, na Faculdade de Ciências Econômicas do Estado do Paraná.

 

Em 1958, concorreu à livre docência de Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Exerceu o cargo de Secretário do Interior e Justiça, sendo, posteriormente, eleito Deputado Estadual, na legislatura de 1961 a 1965.

 

Escreveu diversas monografias e passou a realizar conferências em diversas universidades do país. Participou do simpósio para a reforma da Lei de Sociedades Anônimas, convocado em 1970 pelo Centro de Indústrias de São Paulo, cidade onde ocorreu o evento.

 

Em face de seus trabalhos jurídicos, veio a ser contemplado na qualidade de membro do Instituto de Direito Comparado da Faculdade de Direito de São Paulo. Também recebeu títulos de Sócio do Instituto dos Advogados da Bahia e do Paraná.

 

A produção jurídica do professor Rubens Requião é extensa, chegando à publicação de cerca de vinte obras.